Curiosidades sobre a pedagogia
.
Curiosidades sobre a pedagogia.
Ontem, dia 20 de maio, foi comemorado o dia do pedagogo, e nada melhor do que começar o blog com 3 curiosidades sobre essa profissão.
1. Simbolo
O simbolo da pedagogia não é a coruja como muitos pensam, seu verdadeiro simbolo profissional é o caduceu.
"Os romanos utilizavam o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta: o bastão expressa o poder; as duas serpentes expressam a sabedoria; as asas representam a virtude. O dourado representa a luz do saber. A Flor-de-Lis é a representação da orientação. No Brasil, muitos ainda insistem em colocar corujas como símbolo da Pedagogia".
2. Campo de atuação.
O campo de atuação para o pedagogo é amplo diferentemente do que muitos pensam. O pedagogo é conhecido como o profissional que está presente somente em escolas atuando como educador, mas ele pode trabalhar em muitas áreas e instituições públicas e privadas. a seguir temos uma lista de alguns dos caminhos que o pedagogo pode seguir fora das salas de aula:
Administração escolar Gerenciar estabelecimentos de ensino.
Educação especial Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência mental, visual, auditiva ou que apresentem outros problemas de comunicação.
Orientação educacional Dar assistência aos estudantes, orientando-os e ajudando-os no processo de aprendizado, com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.
Pedagogia empresarial Desenvolver projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, ONGs e outras instituições privadas.
Supervisão educacional Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar e garantir a qualidade do ensino.
Treinamento de recursos humanos Desenvolver programas de treinamento para os funcionários de uma empresa.
3.Dia do pedagogo.
O Decreto de Lei nº 7.264, de 20 de Maio de 2010, proposto pelo Deputado Eduardo Gomes, institui o Dia Nacional doPedagogo no país. A data surge como uma oportunidade para discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, além de delimitar papéis de responsabilidade.
Comentários
Postar um comentário